domingo, 28 de maio de 2017

EMB-314 Super Tucano


EMB-314 Super Tucano 

Origem: Brasil
Tipo: Aeronave de ataque leve e treinamento avançado 
Propulsão: Motor Turbo-hélice Pratt & Whitney 
Primeiro Voo: 2 de Junho de 1999



(dois Super Tucano sobrevoando a floresta amazônica

O EMB 314 Super Tucano surgiu como um projeto para uma nova aeronave de treinamento de alta performance Baseado no EMB- 312G1 até então era a aeronave usada no treinamento de novos pilotos da Força Aérea Britânica, desse projeto surgiu o EMB-312H ou Tucano H ( H de Helicopter Killer , por poder operar em baixa altura ) , Esse foi o começo para o Super Tucano.
(EMB-312H)
O Super Tucano atual surgiu no inicio da década de 90, por causa da criação dos programas SIPAM/SIVAM (Sistema de Proteção da Amazônia , Sistema de Vigilância da Amazônia) que criou a necessidade na FAB (Força Aérea Brasileira) de possuir uma aeronave de ataque tático capaz de operar na areá da Floresta Amazônica Brasileira,e também estavam procurando uma aeronave para substituir o AT-26 Xavante que era usado para o treinamento dos novos pilotos.

(AT-26 Xavante)

Com essas necessidades da FAB foi criado o programa ALX (Aeronave Leve de Ataque) o atual Super Tucano ,com a parceria entre a FAB e a EMBRAER, essa nova aeronave precisa cumprir diversos requisitos operacionais já que deveria operar na extensa área da Floresta Amazônica Brasileira.
Entre esses diversos requisitos estão:

  • operar em pistas rudimentares
  • Permitir voo baixo 
  • poder voar durante longos períodos de tempo sem a necessidade de manutenção 



O EMB-314 possui um dos mais avançados sistemas de aviônica de sua categoria , e por isso recebe destaque na FAB em outras regiões do brasil, e é usado pela Força Aérea do Afeganistão no combate contra o terrorismo , tendo exito em todas as missões em que participou.

Foram criados pela Embraer duas versões do Super Tucano para a FAB sendo elas :

Monoposto ( designado A29A ): feito para missões de ataque e reconhecimento armado , para apoio aéreo aproximado , interceptação e destruição de aeronaves de baixo desempenho.

Biposto ( designado A29B ): pode realizar todas as atividades do monoposto , e também é usado para treinamento e como posto de aéreo avançado para fins de ligações e observação.
(Super Tucano da Foraça Aérea Colombiana)

O batismo de fogo do super tucano ocorreu em 18 de janeiro de 2007 , quando uma esquadrilha de super tucano pertencentes a Força Aérea Colombiana atacaram instalações das Forças Armadas Revolucionarias da Colômbia (FARC) , que estavam em área de selva,na operação foram usadas bombas do tipo Mk 82 ,e foi declarado pelo governo colombiano que a missão foi um sucesso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário